Claro que funciona, mas do jeito certo. As redes sociais são ferramentas poderosas e, quando bem utilizadas, o resultado é excelente. Depende do que você vai falar nestas páginas.
CURTIDAS NÃO SÃO O MESMO QUE VOLUME DE LOCAÇÃO
Em primeiro lugar, um número alto de curtidas mostra que o conteúdo está agradando, mas a meta é conquistar novos clientes (leads) que entrem em contato.
Um número alto de curtidas não significa que você ganhou clientes. Isso você só vai saber analisando a taxa de conversão – quantos clientes novos entraram no seu site?
O foco de suas postagens tem que ser em clientes/possíveis clientes e não em curtidas.
Isso hoje tem tal importância que o Instagram parou de mostrar as curtidas na plataforma.
Sabe o que isso significa?
Os comentários e compartilhamentos serão mais relevantes em função do conteúdo interessante
O número de curtida, assim como o de visualizações podem aumentar o alcance do post e o interesse por clicar no post, mais uma vez – conteúdo útil
Cai por terra quem compra seguidores, porque vale mesmo quem se interessa por seu conteúdo, mesmo que sejam poucas pessoas, o objetivo é conquistar um público qualificado e não volume de pessoas
Esta é uma tendência para as demais redes sociais como o Facebook.
CONTEÚDO ÚTIL E RELEVANTE
A diferença entre a sua locadora e as demais na internet é justamente o conteúdo relevante.
Antes nós não tínhamos o menor controle sobre a publicidade que queríamos ver, mas agora escolhemos os canais e conteúdo que queremos ter acesso: canais, conteúdo, formas de consumir e muito mais.
Você conhece os canais Food Network, Sport TV, Discovery? São canais com temas específicos, certo?
Suas redes sociais devem seguir o mesmo conceito. Se você trabalha com locação de equipamentos os clientes devem encontrar informações sobre este segmento – normas de segurança, uso de equipamentos, benefícios da locação, notícias do mercado de construção civil, novidades em tecnologia dos equipamentos, dados que solucionem ou facilitem a vida do seu cliente.
O objetivo de campanhas em redes sociais é marcar a presença da sua locadora, fortalecendo sua marca através de conteúdo útil que você certamente detém, levando potenciais clientes para seu site. Se você não leu a matéria da edição de julho/agosto, sugiro que a leia, sobre a importância do seu site estar atualizado e responsivo, afinal todas as suas ações nas redes sociais vão levar seu cliente para o site.
Outra dica para definir o conteúdo é descobrir o que seus que seus clientes já procuram. Procure no Google os termos mais pesquisados e foque neste conteúdo.
MAS QUEM VAI ESCREVER ESTE CONTEÚDO?
Não é o seu sobrinho e nem um estagiário. Saber “mexer” na internet não confere a alguém o domínio da redação, muito menos de marketing.
Minha sugestão é contratar um jornalista ou uma assessoria que escreva os posts e até crie as imagens, fazendo um pacote com 8 ou 12 postagens por mês. O preço é muito barato e o resultado é muito mais eficaz.
O QUE NÃO FALAR NAS REDES SOCIAIS?
Nada de postagem sobre política, piadas, adoção de cachorros e coisas do gênero. Lembre-se que sua locadora está sendo exposta e a ideia é que se torne uma referência no mercado.
A FANPAGE DA SUA LOCADORA NÃO É UM CANAL DE VENDAS
Preste muita atenção. As redes sociais não são um canal de vendas da sua locadora. Os perfis nas redes sociais não são como revistas, jornais, rádios. São democráticos. O visitante é que decide o que e quando quer ver.
Mas você vai me perguntar – Então não posso falar sobre meus equipamentos nas redes? Pode, mas não pode falar só sobre eles tipo “Alugue aqui por preço X”. Você deve falar do benefício do equipamento, não do equipamento em si.
Se for fazer promoção escolha investir em anúncios nestas redes o que exige uma estratégia diferenciada como definir o perfil do público, região, formação etc.
POSTAR TODOS OS DIAS NAS REDES SOCIAIS NÃO É OBRIGATÓRIO.
Você não precisa ficar logado o tempo todo, afinal a locadora tem que funcionar, certo? Sugiro publicar até três vezes por semana.
A medida certa sempre é a melhor alternativa. Nem mais, nem menos. E o mais legal é que na mídia online você acompanha o retorno. Veja os posts que geraram mais curtidas ou comentários e invista nestes temas nas próximas postagens.
SEMPRE COM FOTOS
Sempre com fotos para aumentar a visualização, mas tome cuidado para não pegar qualquer imagem que pode ter problema com direitos autorais.
Se for usar a imagem de um equipamento seu, que você tenha tirado a foto, tudo bem, caso contrário, peça autorização do fabricante. Senão, use banco de imagens free, existem vários deles disponíveis na internet e neles você pode encontrar imagens para ilustrar seus posts.
É interessante que você tenha um padrão nesta postagem da imagem, uma moldura com as cores da sua locadora, seu logotipo pequeno em algum lugar, tudo isso reforça sua marca.
POSTAR ATÉ NO YOUTUBE
Sim, até no Youtube. Vídeos tem excelente alcance e apresentam alto índice de visualização, portanto pense em criar um canal da sua locadora no Youtube.
Você não precisa contratar um produtor ou cinegrafista para isso. Um bom celular é capaz de filmar um equipamento em funcionamento, mas desde que seja filmagem curta, no máximo 1 minuto. Tempo é dinheiro e assim como você, seu cliente não tem tempo sobrando.
RESPONDER AOS COMENTÁRIOS
Claro! Se há comentários, mensagens, perguntas através das redes sociais, responda a todos. E rápido!
Responder a esses comentários é tão importante quanto atender o telefone de seu cliente ou responder um e-mail dele.
Todos estão vendo as perguntas e as respostas, lembre-se disso.
LEMBRE-SE:
- Publique conteúdos úteis
- Sempre publique com fotos ou vídeos
- Use textos simples e curtos
- Palavra-chave e hashtags: úteis e que estejam na chamada
Veja este exemplo da Casa do Construtor. O foco é o consumidor final, mas a abordagem é a solução do problema e não a locação do equipamento.