Conteúdo útil para redes sociais de locadoras

Quando falo em publicar conteúdo, não me refiro a qualquer conteúdo, muito menos à quantidade. Trata-se de conteúdo útil e relevante, pertinente ao segmento de locação.

Você, locador, sabe que este setor tem suas peculiaridades e não será uma simples busca no Google que um simples Copia e Cola resolverá esta questão.

POR QUE CONTEÚDO RELEVANTE?

O conteúdo é a principal ferramenta de uma estratégia de marketing digital para atingir um público qualificado, neste caso, aqueles que precisam alugar equipamentos para construção civil.

Quanto vale melhorar o relacionamento com os clientes e prospects oferecendo informações úteis sobre os equipamentos e serviços que sua locadora oferece, facilitando o trabalho dele?

Com isso, você forma uma comunidade de pessoas fiéis. Fidelidade, locador, não tem preço, tem valor. E é justamente este conteúdo que vão fazer com que estas pessoas sempre leiam o que você publicar frequentemente.

ONDE USAR ESTE CONTEÚDO?

Estabelecer o relacionamento com um cliente ou prospect leva tempo, é um trabalho árduo, frequente, mas que vale a pena. Em todos os canais que você pretende comunicar-se com seus clientes, a base é o conteúdo relevante. Use-o sem seu site, redes sociais, e-mails marketing e blog.

COMO DEFINIR O CONTEÚDO

Uma das maneiras de definir o conteúdo é analisando o tráfego do seu site, assim você consegue perceber o comportamento do seu visitante e captar seu interesse.

Você também tem os dados que seus vendedores apresentam. Quais são as dúvidas mais frequentes? Quais são as soluções que os clientes mais buscam? Quais são as palavras-chaves mais buscadas no Google?

Isso pode dar um bom parâmetro para que você possa elencar os assuntos a serem trabalhados no conteúdo a ser explorado.

QUANTIDADE X QUALIDADE

Nunca quantidade foi melhor que qualidade, principalmente quando se refere à conteúdo útil. Melhor dizer pouco, mas coisas que interessem, do que dizer muito, mas não acrescente nada.

Falar muito sobre seus equipamentos, sobre sua locadora, é autopromoção e nas redes sociais ou e-mail marketing não é assim que funciona. Não é a propaganda como a conhecemos.

Ofereça um benefício e não entenda isso como uma promoção de preço ou uma condição melhor de pagamento, mas um benefício que aquele equipamento proporciona na obra, uma redução no prazo, uma produtividade melhor, um acabamento aprimorado.

Ao contrário do que a maioria pensa, o conteúdo irrelevante não melhora a posição no ranking da busca no Google e não atrai tráfego para o site, mas faz o oposto levando o cliente para o site do concorrente.

ESTRATÉGIA PARA CRIAR O CONTEÚDO

O ponto de partida sempre é o planejamento e para isso faça defina:

1 – quem é meu público-alvo:

  • Grandes construtoras
  • Médias construtoras
  • Pequenas construtoras
  • Empreiteiros
  • Indústrias
  • Obras públicas
  • Reformas
  • Outros

2 – O que meus clientes buscam? Conhecem os equipamentos? As melhores soluções? Quais as suas dúvidas frequentes?

3 – Quais são os diferenciais da minha locadora em relação as demais, levando-se em consideração que todas tem os mesmos equipamentos?

4 – Quais as páginas mais visitas em meu site?

CRONOGRAMA DE POSTAGEM

Para criar o relacionamento é preciso ter frequência, logo um cronograma de postagens é peça-chave.

Este calendário deve ser obedecido à risca. O importante é seguir as datas para se estabelecer o vínculo.

Lembre-se que não adianta fazer isso por dois meses e depois esquecer. É um trabalho constante e frequente.

RELATÓRIOS

Tão importante quanto fazer uma ação de marketing é medir o resultado dos textos publicados e assim direcionar os próximos conteúdos melhorando seu marketing digital.

Aqui vale relembrar que as palavras-chaves precisam sempre ser revisadas de acordo com o texto a ser publicado.

PALAVRAS-CHAVE

Há muitas ferramentas disponíveis para que você analise as palavras-chave e defina quais são as melhores para o setor de locação.

Antes de definir o conteúdo, liste as palavras-chave que quer usar. 

Muitos programadores e até “marqueteiros” repetem inúmeras vezes as palavras-chaves com o objetivo de fazer com que a busca do Google encontre o site mais vezes, mas o robô do Google é muito mais inteligente do que se imagina. Isso pode inclusive prejudicar o posicionamento do seu site.

Imagine o seguinte, o usuário busca “rompedor” no Google, mas ele entra no seu site e não encontra o que quer e isso acontece várias vezes. Você deixa de ser confiável, seu texto não foi escrito de forma natural. O Google tem penalidades sérias para isso. A recuperação é lenta e a perda é enorme. Para que arriscar?

LINKS EXTERNOS

Inserir links externos nos seus posts ajudam a esclarecer informações do seu conteúdo. Achar que isso vai direcionar seu cliente para outro site é acreditar que ele é ingênuo e que não conhece nenhuma outra empresa e nem sabe que existe Google. Facilite a vida dele, trabalhamos em comunidade.

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