FACEBOOK

Postagens

Crie uma Fanpage. Aqui podem ser postadas notícias de mercado, benefícios na utilização de um equipamento (aumento da produtividade, ganho de tempo, menor desgaste do operador), a relação custo x benefício entre uma máquina ou outra, a indicação de um equipamento para determinado tipo de serviço (por exemplo, não alugue um martelo de 30k para furar um teto, você não vai conseguir segurá-lo. Opte por um martelo de 5k).

Anúncios

Ainda no Facebook você pode investir em anúncios com custo bem acessível, mas neste caso, como não é possível refinar tanto o público, como escolher engenheiros, a melhor estratégia é divulgar o aluguel de equipamentos, para pessoa física que nem imagina que pode locar uma furadeira. Veja nesta edição a proposta de campanha que a ALEC está fazendo para disseminar o conceito de locação para o consumidor final.

LINKEDIN

Esta rede é corporativa e, quando bem utilizada, proporciona grandes frutos.

Crie um perfil. O passo seguinte é seguir profissionais que tenham a ver com o segmento, ou seja, selecione aqueles que trabalham com construção civil.

Siga o mesmo critério dos posts no Facebook – notícias de mercado, benefícios na utilização de um equipamento (aumento da produtividade, ganho de tempo, menor desgaste do operador), a relação custo x benefício entre uma máquina ou outra, a indicação de um equipamento para determinado tipo de serviço (por exemplo, não alugue um martelo de 30 k para furar um teto, você não vai conseguir segurá-lo. Opte por um martelo de 5k. Comprove que apenas 2% da obra referem-se ao aluguel de equipamentos, divulgue os benefícios da locação.

Você também pode compartilhar notícias do setor que outros profissionais tenham postado.

INSTAGRAM

Crie uma conta. Esta é uma rede social só de imagens. Você pode aqui postar fotos dos seus produtos em ação, por exemplo, numa obra.

O texto que acompanha a foto deve ser curto e objetivo sempre direcionando para hashtags que tenham ligação com o seu assunto.

TWITTER

Crie um perfil. Nesta rede você pode replicar o que postou no Facebook ou Linkedin.

YOUTUBE

Crie um canal para sua locadora. Esta rede quando bem usada traz excelente retorno. Faça vídeos curtos, pode ser com seu celular, dos diferencias de suas máquinas, instruções de uso, indicações de equipamento para determinados serviços.

Estes mesmos vídeos podem ser postados no Instagram (IGTV).

WHATSAPP

No grupo do Whatsapp é possível o ingresso de até 250 pessoas. Neste grupo, assim como nas redes sociais, só devem ser postadas informações que sejam de interesse de todos. Estabeleça regras e para quem não cumprir avise que será bloqueado.

O tempo de todos é precioso e não dá para perder vendo ou lendo postagens que não tenha a ver com o assunto.

GOOGLE

Pesquisa orgânica

Para aparecer na pesquisa orgânica do Google (não tem custo) é fundamental que seu site esteja dentro dos critérios estabelecidos pelo próprio site de busca: conteúdo relevante, seja fácil de navegar, seja muito acessado, tenha outros links que direcionem para ele, estejam incorporadas palavras-chaves entre outros. E isso leva tempo, não é do dia para noite!

Google Adwords

Sua locadora aparece nos primeiros lugares e investe muito. A maioria acredita que precisa aparecer em primeiro lugar, mas está comprovado por pesquisas do próprio Google que não há necessidade de ser o primeiro, mas um dos três primeiros lugares, ou ainda, aparecer na primeira página. Na briga pelo primeiro lugar o único que ganha é o Google, porque os que batalham pelo primeiro só inflacionam o valor do clique.

SITE

Toda esta estratégia só será bem sucedida se o seu site for fácil de navegar e tiver conteúdo técnico claro e completo com imagens boas. Lembre-se que em todas as postagens, de todas as redes, haverá um link para seu site.

Seguindo estas instruções sua locadora estabelece um marketing BtoB no mundo digital. Não tem como errar, mas precisa haver um comprometimento para gerar conteúdo interessante e responsabilidade em manter uma frequência nas postagens. Só assim você cria interesse e estabelece um relacionamento com seus clientes em potencial.

Por último, lembre-se que “curtidas” não significam dinheiro, aluguel, compra, faturamento. É mais importante ter seguidores de qualidade (que tenham interesse no segmento) do que quantidade.

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